CURSO COM DESCONTO

História Medieval – 300 horas

No boleto ou em até 12x no cartão de crédito

No curso de história medieval vamos considerar um período que engloba cerca de dez séculos: do século V ao XV d.C. A Alta Idade Média corresponderia, aproximadamente, aos cinco primeiros séculos (século V a século X d.C.), enquanto à Baixa Idade Média estaria reservado o período relativo aos séculos seguintes (século XI ao XV d.C.), a ascendência e decadência do período, assim como o fenômeno da Peste Negra e o início do Renascimento Cultural e Artístico, que se destacou sobretudo na Itália e nos Países Baixos.

FUNCIONAMENTO DO CURSO:

O aluno receberá, assim que confirmado o pagamento da matrícula, um e-mail com usuário e senha para que tenha acesso ao material de estudos do curso escolhido. No final deste material, o aluno deverá fazer uma única avaliação que será online na própria plataforma de estudos e receberá automaticamente sua nota. Serão disponibilizadas duas tentativas para realização desta avaliação. O mínimo para aprovação é de 70%. Após aprovado, o certificado será enviado pelos Correios respeitando a duração mínima do curso.

Categoria:

Descrição

Apresentação

Quando estudamos o período que compreende a Idade Média, constatamos na maior parte dos livros a divisão entre a Alta Idade Média e Baixa Idade Média.

Entretanto, essa divisão esquemática tem como intuito somente de organizar os períodos para facilitar os estudos.

Lembramos que a história não é estática, não podemos fazer um corte no tempo e determinarmos com exatidão o início e o fim de um período sem levar em conta a sua totalidade.

Veja o que diz o historiador Carrol Bark. “O começo da Idade Média foi realmente uma época de transição, mas de transição no sentido estrito e adequado, um período caracterizado por modificações excepcionalmente rápidas e significativas, que assinalam a passagem decisiva de um estágio a outro. Foi uma fusão e não uma interrupção abrupta ou um fluxo intempestivo. Não foi questão de uma data, ou de nenhuma, mas de muitas”.

Em nosso curso vamos considerar um período que engloba cerca de dez séculos: do século V ao XV d.C. A Alta Idade Média corresponderia, aproximadamente, aos cinco primeiros séculos (século V a século X d.C.), enquanto à Baixa Idade Média estaria reservado o período relativo aos séculos seguintes (século XI ao XV d.C.), a ascendência e decadência do período, assim como o fenômeno da Peste Negra e o início do Renascimento Cultural e Artístico, que se destacou sobretudo na Itália e nos Países Baixos.

A Idade Media como significado convencional de uma era de escuridão foi introduzido pelos humanistas italianos com a intenção maldosa. Afirmavam que a sociedade em que eles viviam naquele momento era significativamente mais civilizada e avançada em muitos aspectos, do que aquela que existia durante os mil anos anteriores.

Isso pode ter sido verdade dentro de determinadas seções de elite da sociedade italiana que tinham começado a imitar a arte e filosofia da Grécia antiga, mas longe de ser uma era de escuridão. È inegável a ideia de que algo revolucionário aconteceu relativo à filosofia, arte, literatura, ciência, religião e a civilização em geral, etc.

A Idade Média, sem dúvida, forneceu a base para a transformação dos humanistas do Renascimento.

ESTRUTURA CURRICULAR CARGA HORÁRIA
A Era Medieval 30
A Europa Feudal 30
A Europa na Época das Cruzadas 30
As Transformações na Sociedade Feudal 30
O Império Bizantino e os Muçulmanos 35
O Império Bizantino, os Mongóis e a Invasão dos Turcos Otomanos 35
O Surgimento de Estados, a Filosofia, as Letras, a Educação e as Artes na Baixa Idade Média 40
Os Reinos Romano-Germânicos 35
TOTAL 300

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.