Ensino da Geografia para os Anos Iniciais – 120 horas

R$ 130,90

No boleto ou em até 12x no cartão de crédito

O Curso de Ensino da Geografia para os Anos Iniciais, tem por objetivo destacar a importância da construção de conceitos geográficos pela criança.

FUNCIONAMENTO DO CURSO:

O aluno receberá, assim que confirmado o pagamento da matrícula, um e-mail com usuário e senha para que tenha acesso ao material de estudos do curso escolhido. No final deste material, o aluno deverá fazer uma única avaliação que será online na própria plataforma de estudos e receberá automaticamente sua nota. Serão disponibilizadas duas tentativas para realização desta avaliação. O mínimo para aprovação é de 70%. Após aprovado, o certificado será enviado pelos Correios respeitando a duração mínima do curso.

Categoria:

Descrição

Conteúdo Programático

1. Formação do Pensamento Geográfico:

Ementa: A construção do pensamento científico. Ciência e outras formas de conhecimento. A estruturação do pensamento geográfico moderno. Geografia, modernidade e pós-modernidade. Tendências contemporâneas: o múltiplo e o complexo como referência de reestruturação do pensamento geográfico; a problemática ambiental, a transdisciplinaridade e a geografia.

2. Geografia Ecológica do Meio Urbano:

Ementa: Estudo da alteração ecológica das cidades em função da interferência humana. Ecologia e meio ambiente: entendendo a diferença. Impactos ambientais: diagnóstico, características e efeitos no meio ambiente. Processos e relatórios de Avaliação de Impactos Ambientais: métodos usados no Brasil e no Exterior.

3. Metodologia Científica

Ementa: Metodologia Científica. A natureza dos tipos de conhecimentos. Procedimentos didáticos. Leitura, análise, síntese e fichamentos. Projeto e relatório de pesquisa. Uso de citações e referências. Elaboração do pré-projeto de monografia.

4. Produção do Espaço Brasileiro

Evolução da natureza e a formação geo-histórica do espaço geográfico brasileiro. A relação sociedade X natureza e o processo de produção do espaço brasileiro. A relação socioeconômica e a multiplicidade regional brasileira.

5. Ética, Cidadania e Meio Ambiente

Ementa: Ética, cidadania e meio ambiente. Desenvolvimento e sustentabilidade. Cidadania e qualidade de vida.

6. O Meio Ambiente como Objeto do Direito

Ementa: Conhecer os tópicos relacionados à Legislação Ambiental Brasileira quanto à sua aplicação e eficiência.
Princípios fundamentais do Direito Ambiental, a Constituição e o Meio ambiente. O Licenciamento ambiental disposto na Política Nacional do Meio Ambiente e na Política Estadual do Meio Ambiente – procedimento. Abordagem jurídica do Estudo de Impacto Ambiental. Lei de Crimes Ambientais.

7. Metodologia do Ensino em Educação Ambiental

Ementa: Concepção de Educação Ambiental. Análise ambiental e a interdisciplinaridade. Instrumentalizar professores e outros profissionais ligados à Educação Ambiental tanto teórica, como metodologicamente, para promoverem a Educação Ambiental de forma crítica e interdisciplinar em seus locais de trabalho e na sociedade como um todo. Promover a reflexão acerca da Educação Ambiental nos currículos escolares. Planejamento de atividades de ensino que possibilitem a compreensão dos fundamentos e conteúdos da Educação Ambiental, assim como suas possibilidades de desempenhar um papel transformador e conscientizador na sociedade informática (pós-industrial).

8. A Questão Ambiental no Contexto das Relações Internacionais

Ementa: O mundo no início do século XXI. As transformações geopolíticas do mundo. A era da globalização. O movimento ecológico mundial. Os grandes problemas ambientais gerados pelo modelo desenvolvimentista. Estudo da produção do espaço mundial e regional. Conceito, princípios, características, objetivos e breve histórico da Educação Ambiental. A Educação Ambiental como eixo do Desenvolvimento Sustentável. Agenda 21 Local na prática.

9. A Dinâmica da Água

Ementa: Distribuição e dinamismo. Água, sociedade e natureza. A crise da água. O arcabouço legal da água. Planejamento e gestão das águas.

10. Epistemologia da Educação Ambiental

Estudo dos fundamentos epistemológicos da Educação Ambiental e das diferentes representações das comunidades humanas acerca da natureza. Introdução à teoria do conhecimento (Epistemologia, metodologia). Os fundamentos epistemológicos da Educação Ambiental (a Educação Ambiental como um espaço de debate multidisciplinar). A contribuição das Ciências “Ambientais”/Ciências “Humanas” na construção do conhecimentos em Educação Ambiental. História da ideia da natureza.

11. Educação Ambiental, Ensino Formal e Não-Formal.

O trabalho com projetos e sua importância para o desenvolvimento da Educação Ambiental. As pectos teóricos sobre a elaboração, execução e avaliação de projetos. A implementação de projetos e suas implicações. Experiências em projetos de Educação Ambiental em espaços formais e não-formais. Modelo de experiência pedagógica para desenvolver a Educação Ambiental na sala de aula.

ESTRUTURA CURRICULAR CARGA HORÁRIA
A Construção de Conceitos nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental 30
A Observação da Paisagem Através do Uso de Imagens 30
Aprendendo a Ler o Mundo 30
Trabalhando a Geografia Através de Projetos 30
TOTAL 120

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